segunda-feira, 07-10-2013.

X edição da Semana da Solidariedade teve como tema “Ser + Cidadão”

A X edição da Semana da Solidariedade, iniciativa organizada anualmente pelo Pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Rio Maior, em colaboração com as Instituições de Solidariedade Social do Concelho, realizou-se na nossa cidade entre os dias 2 e 4 de outubro
Este ano sob o tema "Ser + Cidadão", no âmbito do Ano Europeu dos Cidadãos, esta iniciativa pretendeu ser um momento de encontro e reflexão entre todos os parceiros sociais, proporcionando ao mesmo tempo o convívio intergeracional, principalmente entre os mais jovens e os menos jovens, uma vez que a interação é uma essência da vida social e da vida em comunidade.
A cerimónia de abertura, apresentada pela técnica da autarquia Aldina Santos, teve lugar no Cineteatro Municipal e foi presidida pela Presidente da Câmara, Isaura Morais, acompanhada da Vereadora da Ação Social que agora cessa funções, Sara Fragoso, do Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, Rui Andrade, da Diretora da Universidade Sénior de Rio Maior, Eugénia Reis, do Diretor Regional da Segurança Social de Santarém, Tiago Leite, da relações públicas da RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade), Dulce Mota, e do orador convidado Laborinho Lúcio.
Desta cerimónia fez também parte a sessão solene da abertura do ano letivo 2013/2014 da Universidade Sénior de Rio Maior (USRM), tendo no início o Grupo Coral interpretado diversos temas do seu repertório.
Na sua intervenção, Isaura Morais começou por referir a importância da Semana da Solidariedade: “São 3 dias de reflexão e partilha de experiências entre todos os parceiros sociais do nosso concelho”. A edil riomaiorense elogiou ainda “o excelente trabalho desenvolvido por Sara Fragoso na área da Ação Social nestes últimos 4 anos”, destacando de seguida o início do ano letivo da USRM, “espero que continuem a mostrar-nos a todos a garra e vontade que vos levam a querer aprender mais e que mantenham a vossa participação assídua nas nossas atividades”, frisou.
Nesta sessão a Vereadora da Ação Social Sara Fragoso despediu-se publicamente do cargo que exerceu durante os últimos quatro anos prometendo continuar a trabalhar com a USRM, e não escondeu o desejo de “levar algumas das valências da USRM às diversas freguesias do concelho”.
Por sua vez, Tiago Leite salientou que “Sara Fragoso mostrou-nos como se trabalha em parceria. Vim buscar diversos ensinamentos a Rio Maior”, destacou o Diretor Regional da Segurança Social de Santarém.
Seguiu-se a intervenção do Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, Laborinho Lúcio, que agradeceu o convite para estar presente nesta inauguração e felicitou o trabalho desenvolvido pela USRM, “um exemplo de que é possível acontecer desde que nós queiramos”, frisou.
Laborinho Lúcio destacou ainda que “um dos principais direitos da cidadania moderna é termos direito aos direitos”, apontando “o valor da não descriminação, o direito a ter autonomia pessoal e o direito ao pensamento e ao exercício do pensamento”, como três fatores essenciais para a igualdade, “todos os cidadãos merecem tratamento igual, porque todos temos muito a aprender com todos”, salientou.
A finalizar, o ilustre preletor sublinhou que “numa sociedade democrática evoluída temos de saber viver não com os nossos direitos mas também com os nossos deveres”.
A tarde festiva terminou com a aluna da USRM Luísa Canadas, a ler um texto da autoria do Prof. João Maurício, intitulado “Nazaré de outros tempos”, dedicado a Laborinho Lúcio, natural desta vila piscatória
Seguiu-se uma visita ao “Espaço É Solidário”, futura loja social do Centro de Educação Especial “O Ninho”, no 1.º piso do Mercado Municipal de Rio Maior.
No âmbito da Plataforma Supraconcelhia da Rede Social da Lezíria do Tejo, a Câmara de Rio Maior e o Conselho Local de Ação Social de Rio Maior organizaram no dia 3 um debate “À conversa sobre… Apoios Sociais, um direito ou um benefício?”, que teve como principais oradores, Sara Fragoso, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Rio Maior, Tiago Leite, Diretor Regional da Segurança Social de Santarém, Ana Oliveira, da Universidade Católica de Lisboa, Ana Vicente, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Sónia Almeida, do CLDS Mais, e Eduardo Mourinha, vogal da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade.
O primeiro assunto lançado à discussão foi feito por Tiago Leite sendo uma reflexão sobre o subsídio de reinserção social – Beneficio ou direito? – tendo Tiago Leite manifestado a sua opinião quanto a este assunto em sentido de critica, afirmando que a seu ver estes benefícios deverão ter sempre algo em troca por parte de quem os recebe.
Casos em particular foram referidos por Ana Vicente, que deixou o seu testemunho de como é difícil fazer a inserção de algumas famílias destruturadas, afirmando que a sociedade ainda está longe de aceitar com facilidade algumas pessoas no mundo do trabalho, quer seja pela etnia ou pela falta de competência. Os temas apresentados surtiram num saudável debate onde factos sociais foram retratados e discutidos.
A finalizar a X edição da Semana da Solidariedade, no dia 4, o Cineteatro Municipal serviu de palco para a representação da peça de teatro “Peter Pan”, interpretada de manhã e à tarde pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Com Deficiência Mental (APPACDM) de Santarém.
Com um desempenho extraordinário estes atores demonstraram que a deficiência não deve ser impedimento e deverá ser aceite sem preconceitos.
A plateia repleta de crianças do 1.º ciclo das escolas de Rio Maior não regateou os seus aplausos aos atores.